Zeus era senhor do céu e deus grego supremo. Filho mais novo de Cronos e Réia, nasceu no Monte Ida, em Creta. Conhecido pelo nome romano de Júpiter tinha como irmãos Poseídon, Hades, Deméter, Héstia e Hera, de quem era também marido. Era também pai de diversos deuses como Atena, Artemis e Apolo. Zeus sempre foi considerado um deus do tempo, com raios e trovões, chuvas e tempestades atribuídas a ele. Mais tarde, ele foi associado à justiça e à lei.
Havia muitas estátuas erguidas em honra de Zeus, sendo que a mais magnífica era a sua estátua em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Originalmente, os jogos Olímpicos eram realizados em sua honra. Segundo o mito, durante muito tempo quem governou a terra foi o tirano Urano (o Céu), até que foi deposto por Cronos, seu filho. Então Urano profetizou que Cronos também seria destronado pelo seu próprio filho.
Cronos tinha medo da maldição, por isso passou a comer os filhos logo que nasciam, mas Réia continuava a amar os seus filhos. Teve então um bebé e enganou o marido dando um potro a Cronos, mas Cronos como o comeu tão depressa, não notou que tinha comido um saco de pedras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário