quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Curiosidades sobre A Odisseia

Odisseia

Odisseia, depois da Bíblia, é o livro que mais influenciou o imaginário ocidental.
Essa narrativa épica conta as aventuras de Ulisses, rei de Ítaca, em seu retorno para casa após a guerra de Troia. Ao voltar, ele ainda terá de derrotar os que o crêem morto e cobiçam sua mulher, Penélope, e seus bens .

A , Odisseia com suas narrativas fabulosas , com os dados de conheçimento geográfico e social da antiguidade , passou a ocupar a primeira plana no interesse eurupeu .Basta lembrar as incríveis inesquecíveis aventuras de Telêmaco , ainda mais que foram postas em frânçes pela plena admiravél de Fênelon fizeram as delicias dos príncipes e plebeus , foram a leitura essencial de todas as  escolas da Europa , chegando até nós no Brasil .


A Odisseia é uma dos dois principais poemas épicos da Grécia antiga.

Telêmaco filho de Odisseu tem apenas um mês de idade quando seu pai sai para combater em Tróia, numa guerra da qual ele não quer fazer parte. No ponto em que a obra se inicia, já se passaram dez anos após o fim da Guerra de Troia - que por sua vez durou dez anos - Telêmaco tem 20 anos e está dividindo a casa de seu pai ausente, localizada na ilha de Ítaca, com sua mãe e uma multidão de 108 arruaceiros, "os pretendentes", cuja meta é persuadir Penélope de que seu marido está morto, e que ela deve se casar com um deles.

Beijoos , Karen ♥

4 comentários: