terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Odisséia: Comentarios sobre Livro

A Grécia tem sido celebrada ao longo dos tempos como um dos berços da civilização ocidental. Aos gregos são atribuídas, por exemplo, realizações fabulosas em áreas como a filosofia, as artes plásticas, o teatro, a política, a gastronomia e a organização de cidades. Alguns dos maiores expoentes da história clássica grega como Sócrates, Platão, Aristóteles, Péricles e Sólon (entre tantos) são considerados parte integrante não apenas de uma história grega, mas verdadeiramente universal, tamanho o impacto de suas obras.
Entre suas maiores contribuições está a mitologia. E as mais conhecidas e notórias narrativas da mitologia grega estão contidas nas duas grandes obras de Homero, “A Ilíada” e “A Odisséia”. Para melhor entendermos do que falamos, nada melhor que pesquisar informações sobre Mitologia, Homero, “A Ilíada” e “A Odisséia”. A seguir temos as definições de Mitologia e uma breve biografia de Homero.

Mitologia - [Do gr. mythología.] S. f. 1. História fabulosa dos deuses, semideuses e heróis da Antiguidade greco-romana. 2. O conjunto dos mitos [v. mito (1 a 3)] próprios de um povo, de uma civilização, de uma religião: mitologia hindu; mitologia grega. 3. Ciência, estudo ou tratado acerca das origens, desenvolvimento e significação deles. [Cf. mitismo (1) e mitografia.] 4. O conjunto dos mitos [v. mito (3)] relacionados com um personagem, um fato, uma doutrina, um tema, etc.: No Brasil criou-se uma mitologia do futebol. (Dicionário Aurélio)

Homero - Poeta grego (século IX a.C.?). Considerado um dos maiores escritores de todos os tempos, embora sua origem e até mesmo sua existência sejam incertas. A ele são atribuídas a Ilíada e a Odisséia, obras-primas da literatura mundial. Com base em informações do historiador Heródoto, os estudiosos de Homero situam por volta do século IX a.C. a época de seu nascimento e acreditam que sua cidade natal seja Esmirna ou a Ilha de Quio, na Grécia. Em 1795 o alemão Friedrich August Wolff afirma, fundamentado em estudos estilísticos, que a Ilíada e a Odisséia são de outros poetas. Alguns historiadores acham que elas possam ser obras coletivas ou, ainda, que Homero teria compilado poemas populares. As duas obras reconstituem a civilização grega antiga, com riqueza de detalhes. Na Ilíada, a narrativa da Guerra de Tróia é associada a reflexões sobre a vida do homem e sua relação com os deuses. A Odisséia conta as aventuras do herói Ulisses em sua volta para a Ilha de Ítaca.
Os homens de Odisseus enfrentaram o gigante Ciclope, Filho de
Posseidon, Deus dos Mares, em sua tentativa de voltar para Ìtaca

As histórias fantásticas que compõem as narrativas de Homero e da mitologia grega em geral nos colocam em contato com incríveis aventuras, que apresentam não apenas o que podemos considerar como sendo imaginário ou irreal, mas que nos indicam os caminhos que nos permitem conhecer um pouco da humanidade, suas crenças, seus medos, seus primeiros passos, sua insegurança e seus valores.
O herói Ulisses ou Odisseus leva consigo nossas qualidades positivas e negativas. É orgulhoso e dissimulado, altruísta e valente, obstinado e teimoso, justo e belicoso. Afeito às ações guerreiras e também a paz. Fiel em seu amor a Penélope, porém fraco por ceder as tentações da carne oferecidas pelas deusas com as quais se depara em sua longa volta para Ítaca.
Os Deuses com os quais Odisseus se relaciona (em situações de confronto e de cooperação), como Posseidon, Hermes, Atena ou Calipso, são imortais que se parecem em demasia com os homens. São afeitos as paixões e se entregam a conflitos ou intrigas com toda a força de seus poderes sempre que instados a tal atitude. Não tem como característica uma magnanimidade ou grandeza que os tornam superiores as vaidades típicas dos seres humanos.
É notável perceber que, tendo se passados tantos séculos, a mitologia grega tenha tanto a nos dizer. Vale conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário